sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A massa da tapioca.

Olá, amigos! Hoje eu vou passar para vocês o preparo da massa do alimento mais gostoso que há no mundo. Não é exagero não, gente! Tapioca é bom demais!!!! É boa salgada ou doce, com recheio ou sem recheio, quentinha com manteiga e um cafezinho é supimpa.


Eu quero ensinar para vocês um modo de preparar a massa que não tem erro, alguns dizem que é complicado, mas desse modo que eu faço não precisa ter muita prática que sempre vai dar certo e a massa fica perfeita. Você pode ter tapioca a hora que quiser!!! Vamos lá!
Ingredientes:

Massa

1 kg de polvilho doce.
Água suficiente para cobrir o polvilho.
Aproximadamente 400grs de farinha de  mandioca(preferência) para enxugar a massa ou  papel toalha de boa qualidade.

Recheio

Fica ao seu gosto, manteiga, queijo, presunto, carne, frango queijo de coalho, brigadeiro, doce de leite e tudo que for gostoso combina com tapioca.

Modo de fazer:

Em recipiente com a água adicione todo o polvilho doce, mexa e deixe descansar coberta por aproximadamente 12 horas na geladeira. Após esse período, despreze toda a água, vai ficar uma bloco de massa com uma leve umidade por cima. Agora polvilhe a superfície coma farinha e deixe descansar por 30 minutos para a farinha absorver a umidade da massa. Após esse tempo, revire a farinha com uma colher fazendo com que a farinha de cima que ainda não ficou úmida fique em contato com o polvilho para absorver o restante de umidade. Retire toda a farinha, raspando bem para que não fique nenhum vestígio de farinha. Retire pedaços da massa e passe por uma peneira para fazer massa da tapioca. Após peneirada, adicione 1 colher de chá rasa de sal, mesmo que você venha a fazer tapiocas doces é necessário temperar a massa com sal. Você pode conservar essa massa na geladeira por até 5 dias desde que guarde-a em recipiente seco e bem fechado. Uma dica importante é colocar uma folha de papel toalha em cima da massa antes de fechar o recipiente e troca-a todos os dias.
Para preparar a tapioca você pode usar uma frigideira de teflon, alumínio, ou aço, se você não tem prática recomentamos que use uma de teflon.O primeiro passo é esquentar a frigideira em fogo baixo sem nenhum tipo de gordura, mesmo as frigideiras comuns. Adicione massa suficiente para cobrir toda a frigideira na espessura de meio centímetro. Espere a massa começar a se unir com o calor da frigideira. com uma espatula comece a levantar os cantinhos da massa para ver se já está toda unida. Se estiver, vire a tapioca e recheie a seu gosto. Deixe cozinhar por mais meio minuto, dobre e pronto. Já está pronta a sua maravilhosa tapioca Pernambucana.
Bom apetite!!



Dica: Você pode usar papel toalha de boa qualidade para secar a massa, é só colocar várias folhas por cima da massa, quando elas estiverem ensopadas, retire-as e coloque outras para se certificar que o processo já está completo. Reaproveite a farinha para fazer pirão ou farofas.
VEJA ESSA RECEITA COMPLETA PASSO A PASSO EM NOSSO VÍDEO:
TODAS AS RECEITAS CULINARIATERAPIA

RECEITAS TESTADAS

RECEITAS DA HANNA SOPHIA CULINARIATERAPIA

3 comentários:

  1. Olá!!
    Amei a receita...sempre quis saber como se preparava a tapioca e finalmente encontrei sua receita.
    Parabéns e obrigada!!
    Explicação perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Oi como posso substituir a farinha de mandioca Branca, e que moro aqui no Sul em curitiba e não tem.

    ResponderExcluir
  3. Oi como posso substituir a farinha de mandioca Branca, e que moro aqui no Sul em curitiba e não tem.

    ResponderExcluir