segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Receita de panetone e chocotone.


Olá, amigos! Fico muito feliz em ver você por aqui. Estamos nos preparando para a maior festa da humanidade, o Natal de Nosso Senhor, e para comemorar essa data importantíssima sempre preparo panetones caseiros para saborear na reunião em família. Essa é a melhor receita de panetone caseiro, pois fica com uma textura de panetone mesmo, muito macia e cheirosa. Eu ensino a fazer direitinho passo a passo em nosso vídeo e você pode ver os ingredientes e modo de preparo aqui também.


Ingredientes:

Massa

1 kg de farinha de trigo aproximadamente.
1 xícara de chá de açúcar.
2 pacotinhos de fermento biológico seco de 10 grs, ou seja, 20 grs ou duas colheres de sopa.
Ou 60 gramas de fermento biológico fresco.
400 ml de água levemente morna.
12 gemas.
2 colheres de chá bem cheias de emulsificante( o mesmo que se usa para sorvete).
200 grs de margarina de boa qualidade.
1 colher de chá de anti-mofo.
Meia colher de chá de sal.
4 colheres de sopa de essência de panetone ou 1 colher de sopa bem cheia de raspas de laranja e 1 colher de chá bem cheia de raspas de limão.( ou uma mistura de essências de limão, laranja e abacaxi)
Margarina para passar sobre a mesa.

Recheio

Para panetone: 250 grs de uvas passas sem sementes e 250 grs de frutas cristalizadas.
Para chocotone: 500 grs de gotas de chocolate forneável.

Modo de fazer:

Comece fazendo uma esponjinha com duas xícaras de farinha de trigo, todo o fermento e uma colher de sopa de açúcar. Misture bem, acrescente toda a água morna. Bata bem, com uma batedeira ou colher por uns 3 minutos. Cubra com um filme plástico ou pano e deixe fermentar por 10 min. Agora polvilhe a superfície da esponjinha com uma xícara de chá de farinha de trigo, misture e acrescente os demais ingredientes, menos a farinha de trigo restante. Misture e vá acrescentando a farinha aos poucos batendo bastante a massa, utilize se possível a batedeira para um melhor resultado. Quando a massa se tornar bastante elástica e estiver numa textura que seja possível sovar sobre uma mesa, mais ainda esteja mole, polvilhe a mesa com farinha e despeje a massa e vá sovando e polvilhando levemente com farinha, sove por 10 minutos aproximadamente. Quando a massa atingir quase uma textura de massa de pão, porém um pouco mais macia e bastante elástica, polvilhe uma tigela com um pouco de farinha de trigo, coloque a massa para descansa nessa tigela coberta com filme plástico ou um pano em ambiente sem corrente de ar por 40 minutos até dobrar de volume. Unte com margarina a superfície de uma mesa ou bancada e abra a massa com as mãos sobre essa superfície, adicione o recheio desejado e dobre e amasse a massa para que o recheio fique totalmente distribuído. Divida essa massa em porções do tamanho desejado.
Faça um formato arredondado, unte a massa com mais margarina, coloque em formas próprias para panetone e deixe crescer por mais 40 minutos até dobrar de volume. Asse em forno 180° por aproximadamente 1 hora ( eles dever ser assados lentamente para não queimar). Deixe esfriar por no mínimo 3 horas sobre uma grade para que a ventilação atinja todos os lados e a transpiração do panetone seja absorvida, assim ele ficará mais protegido e terá uma maior durabilidade.

Dicas:

* Os produtos para panetones podem ser encontrados em lojas especializadas em chocolates, artigos para festas e embalagens e panificação ou atacadista de doces.

* Essa receita rende um total de 2.500 aprox , para você obter 5 panetones de 500 grs deve assar uma massa de 525 grs aprox,( peso do panetone+ 5%), então o peso da massa total deve ser de 2.625 grs, portanto para conseguir o peso acrescente mais recheio.

 PARA PANETONES DE 250 GRS asse a massa de 265 grs.

* A validade do panetone com o anti-mofo, bem embalado e guardado em lugar arejado é de 15 dias.

Bom apetite e feliz natal!!!!!!!!!!!!!

Zinha Silva

VEJA ESSA RECEITA PASSO A PASSO EM NOSSO VÍDEO E OBTENHA OUTRAS IMPORTANTES DICAS:
TODAS AS RECEITAS CULINARIATERAPIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário