sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Torta de gelatina com uvas

Olá, amigos! A receita de hoje é uma tortinha refrescante de gelatina com uvas e cobertura de chantlly. Muito bonita e gostosa.







Ingredientes:

Bolo

3 colheres de sopa de açúcar.
1 ovo.
1 colher de sopa de margarina.
1 xícara de chá de farinha de trigo.
1 colher de chá de fermento químico.
Meia xícara de chá de leite.
Essência de baunilha à gosto.

Creme

1 xícara e meia de chá de leite.
1 colher de sopa de maisena.
1 gema de ovo.
1 colher de sopa de margarina.
1 lata de leite condensado.
Essência à gosto.

Gelatina

2 caixas de gelatina de limão.
3 xícaras de chá de água.
2 xícaras de chá de uvas sem sementes cortadas ao meio.
Modo de fazer:

Bolo

Com um fuê ou batedeira, misture o ovo com o açúcar, acrescente a margarina misture bem e adicione a farinha de trigo e o leite aos poucos batendo sempre até que a massa fique lisa. Adicione o fermento químico e a baunilha. Despeje em forma untada e enfarinhada de 22 cm de diâmetro. Asse em forno 240° por 30 min aprox. Desenforme morno e espere esfriar totalmente para montar a torta.

Creme

Dissolva a maisena em um pouco de leite, adicione a gema e a margarina. Acrescente o restante do leite, o leite condensado e essência à gosto. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar, cozinhe por um minuto. Desligue o fogo e espere esfriar para usar.

Gelatina e montagem

Dissolva a gelatina em metade a água fervente, adicione a outra metade da água em temperatura ambiente e misture bem. Agora, na mesma assadeira que você assou o bolo já lavada, passe uma leve camada de óleo com a ajuda de uma folha de papel toalha. Forre com um plástico para alimentos e passa outra leve camada de óleo sobre o plástico. Despeje a gelatina e leve ao congelado até ficar uma consistência de gel. Agora, distribua metade das uvas cortadas sobre a gelatina ainda em consistência de gel. Com o auxílio de uma colher, pressione levemente as uvas sobre a gelatina para que afundem um pouco. Espalhe o creme, espalhe outra camada de uvas cortadas. Retire a casca superior do bolo para nivelar e para que o mesmo fique em contato com as uvas quando você coloca-lo na forma. Coloque o bolo na forma com o lado que foi tirado a casca em contato com as uvas. Pressione um pouco, cubra com um plástico e leve à geladeira por no mínimo 5 horas para terminar de firmar a gelatina. Desenforme, retire o plástico com cuidado, decore à gosto com chantilly e uvas. Sirva e conserve sempre gelado.
Bom apetite!!!!!!!!!

Zinha Silva
*Dica: Você pode fazer essa torta com pão de ló.
VEJA ESSA RECEITA PASSO A PASSO EM NOSSO VÍDEO.
TODAS AS RECEITAS CULINARIATERAPIA

RECEITAS TESTADAS

RECEITAS DA HANNA SOPHIA CULINARIATERAPIA

2 comentários:

  1. Muito linda essa torta, imagino aqui como ela e gostosa .Vou fazer amanhã .

    ResponderExcluir
  2. Posso colocar outra fruta no lugar da uva .

    ResponderExcluir