terça-feira, 26 de maio de 2015

Rosca de canela e pão doce com massa econômica


Olá, amigos! A receita de  hoje é de massa de pão doce econômica, preparada com óleo e menos ovos, fica muito fofinha e rende bastante. E com essa massa podemos fazer diversos tipos de roscas e vários formatos de pães doces.


Hoje a sugestão é de rosca de canela em uma trança com formato bastante bonito e pãezinhos doces em formato de espiral muito fácil de fazer. Futuramente trarei outras sugestões de roscas também feitas com essa massa muito versátil e maravilhosa. Aguardem!


Ingredientes:

Massa

1 kg de farinha de trigo aprox.
30 grs de fermento biológico seco.
(equivale a 90 grs de fermento biológico fresco).
2 xícaras de chá de água morninha( 400 mls ).
1 xícara de chá de açúcar( 220 grs ).
1 xícara de chá de óleo( 200 mls ).
4 ovos.
Meia colher de chá de sal( 5 grs ).

Pasta de canela

4 colheres de sopa de margarina( 80 grs ).
5 colheres de sopa de açúcar( 80 grs ).
1 colher de sopa de canela( 10 grs ).

Calda de açúcar

1 xícara de chá de água.
Meia xícara de chá de açúcar.

Sugestão de decoração dos pães doces em espiral

Leite condensado e coco ralado.

Modo de fazer:

Massa

Começamos fazendo uma esponjinha: em uma tigela adicione 2 xícaras da farinha de trigo, todo o fermento e uma colher de açúcar. Misture bem e acrescente toda a água aos pouquinhos dissolvendo bem toda a mistura até ficar bem lisinho. Cubra com um pano ou plástico e deixe fermentar por 10 min. Após esse período e em uma tigela à parte, faça uma mistura com o restante dos ingredientes menos a farinha de trigo, e encorpore a essa mistura 1 xícara da farinha de trigo aprox. Polvilhe a esponjinha com mais uma xícara da farinha de trigo e adicione o creme da mistura dos ingredientes restantes. Vá misturando e adicionando a farinha de trigo aos poucos até atingir um ponto que possa ser sovada sobre uma mesa ou outra superfície. Polvilhe a mesa com farinha e despeje a massa. Amasse a massa por 10 min. adicionando farinha aos poucos até a massa ficar lisa e elástica. Faça uma bola com a massa, coloque em uma tigela polvilhada, cubra e deixe cresçer por 40 min. Para fazer os pães doces de nosso vídeo usamos metade dessa massa e toda a pasta de canela, se você for usar toda a massa para rosca de canela dobre a quantidade de pasta de canela.

* Para fazer rosca de canela: abra a massa em um retângulo com meio centímetro de espessura aprox. espalhe a pasta de canela por toda a superfície. Enrole delicadamente. corte a massa no sentido do comprimento e faça uma trança, coloque em forma untada e enfarinhada e deixe cresçer por 40 min. Asse em forno pré-aquecido 220° por 45 min aprox. Desenforme morno. Pincele com calda de açúcar.

*Para fazer os pães doces em espiral: abra a massa em um retângulo com meio centímetro de espessura aprox. pincele com óleo ou margarina. Enrole delicadamente e corte em rodelas de 3 cm de espessura aprox. distribua em forma untada e enfarinhada e deixe cresçer por 40 min. Asse em forno pré-aquecido 220° por 45 min aprox. Desenforme morno. Pincele com leite condensado ou calda de açúcar e polvilhe com coco ralado.

Calda de açúcar:

Misture todos os ingredientes e leve-os ao fogo alto sem mexer deixe ferver por 5 min aprox. até atingir um ponto de calda leve. Espere amornar para pincelar os paães.
Bom apetite!


Zinha Silva

VEJA ESSA RECEITA PASSO A PASSO EM NOSSO VÍDEO:
TODAS AS RECEITAS CULINARIATERAPIA

RECEITAS TESTADAS

RECEITAS DA HANNA SOPHIA CULINARIATERAPIA

6 comentários:

  1. Se eu for usar o fermento biológico fresco, devo dissolvê-lo primeiro no açúcar sem a farinha ? E depois acrescentar a farinha e a água?

    ResponderExcluir
  2. Sim Maria Almeida! Depois acrescentar um pouco de farinha, a água e deixar fermentar por 10 minutos.

    ResponderExcluir
  3. RECEITAS MARAVILHOSAS GOSTEI VOU FAZER.......DELICIAS...!!

    ResponderExcluir
  4. Olá. boa tarde.
    Gostaria de saber se essa massa de pão doce acima é a mesma do "Pão doce, rosca, fatia húngara com cobertura de leite condensado?

    ResponderExcluir