quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Bolo de frutas e chocolate ao rum( bolo de casamento Pernambucano). Receita completa!

Olá, amigos! Vejam a receita desse bolo maravilhoso a base de chocolate, frutas secas e rum ou vinho moscatel. Em Pernambuco é o bolo predileto para confecção de bolo confeitado para casamentos, muito saboroso não precisa de recheio, pois sua massa é incrivelmente úmida gracas as frutas em sua composição. Seu aroma, sabor e macies vão conquistar os paladares e transformar qualquer festa em um evento marcante.


Ingredientes:

250 grs de goiabada em cubos.
150 grs de uvas passas sem caroços picadinha.
300 grs de ameixas em calda sem caroços.
1 xícara de chá de água.
150 grs de manteiga.
1 lata de leite condensado.
4 ovos.
1 xícara de chá de chocolate em pó 50% cacau.
4 xícaras de chá de farinha de trigo.
150 ml de rum ou vinho moscatel.
1 maçã ralada.
2 colheres de sopa de fermento químico.

Modo de fazer:

Leve os quatro primeiros ingredientes ao fogo até a goiabada ficar totalmente derretida, desligue o fogo e espere esfriar completamente para poder usar, reserve. Agora bata o leite condensado com a manteiga na batedeira ou fuê até ficar homogêneo. Na velocidade mínima, acrescente os ovos um à um. Adicione o chocolate e o rum e continue batendo na velocidade mínima até ficar homogêneo. Adicione metade da farinha de trigo e bata apenas o suficiente para que fique completamente incorporada. Adicione o restante da farinha e prossiga batendo para incorpora-la. Agora, sem usar a batedeira adicione o doce de ameixas com goiabada e passas totalmente frio e misture com uma colher. Adicione também o fermento químico. E por último acrescente a maçã polvilhada com farinha de trigo para não afundar na massa, misture delicadamente. Coloque em forma (28 cm diâmetro) previamente untada com margarina então cubra o fundo com papel manteiga que deve ser novamente untado e enfarinhado. Asse em forno 240°por 1 hora e 10 min aproximadamente. Desenforme morno.

Sugestão para cobertura: Como já mencionei é de costume que esse bolo seja confeitado para ser usado como bolo de casamento ou festas de aniversário, mas podemos também fazer uma cobertura mais simples e muito gostosa para servir em reuniões. Para isso podemos fazer uma cobertura tipo ganache com:

200 grs de chocolate meio amargo.
1 caixinha de creme de leite de 200 grs.

Modo de fazer:

Coloque o chocolate e o creme de leite em um refratário e derreta em banho maria ou microondas.
Banho maria: coloque a água para ferver( pouca quantidade de água, a água não deve encostar no fundo do refratário), quando começar a aparecer bolinhas desligue o fogo e coloque o refratário sobre a panela mexendo sempre o chocolate, quando estiver 50% derretido retire do banha maria e mexa vigorosamente.
Microondas: leve ao microondas por 30 segundos, retire e mexa vigorosamente, se não derreter completamente após esse procedimento leve por mais 10 minutos, retire e mexa para ver se já chegou ao ponto. OBS: quando passar os primeiros 30 segundos o chocolate parece que não derreteu, mas não é verdade. Por isso você tem que mexer para verificar se é necessário continuar a usar o microondas.
Bom apetite!!!!!!!!!!!!!!

Zinha Silva
TODAS AS RECEITAS CULINARIATERAPIA

RECEITAS TESTADAS

RECEITAS DA HANNA SOPHIA CULINARIATERAPIA

7 comentários:

  1. fiquei salivando, kkkkk. Também vou experimentar fazer!

    ResponderExcluir
  2. Amada vc tem essa receita pra um quilo de trigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para vc fazer uma receita de um quilo , simplismente vc vai medir pela xicara de trigo que sera usada ou pelo peso das 4 xic's de farinha de trigo , se o pesoa dessas 4 xicaras de trigo derem 500 gr vc vai dobrar o peso da farinha , ou seja , dobrando vc vai obter um quilo de farinha (1,000Kg) ai é só vc dobrar a receita.

      Excluir
    2. Se no caso der menos que 500 , vc tera que multiplicar o peso para chegar a um quilo
      Se der 400 vc multiplicara a receita em 2 vezes e meia.

      Excluir
  3. Posso não usar chocolate nessa receitas ficar do mesmo jeito

    ResponderExcluir